terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Prévia do Campeonato Mineiro 2010

Começa nesta quarta feira, 20, o Campeonato Mineiro 2010. Os 12 melhores times do estado entrarão em campo para brigar pelo título da septuagésima sétima edição do torneio.

O modo de disputa segue o mesmo do ano passado. Os doze times jogam todos contra todos em turno único. As oito melhores equipes se classificam para fase de mata-mata, que é disputada no formato de cruzamento olímpico (1x8, 2x7, 3x6 e 4x5) em jogos de ida e volta com os melhores classificados tendo a vantagem de jogar o segundo jogo em casa.

Abaixo tem as informações sobre os times que disputarão a competição em 2010

América
Estádio: Independência
Títulos: 15
Depois de vencer a Série C, o Coelho quer provar que continua em alta e brigar pelo título de igual pra igual com os outros dois times da capital. Além de manter a base do time que conseguiu o acesso no ano passado, o América contratou o experiente técnico Marco Aurélio, que já venceu o Supercampeonato Mineiro com o Cruzeiro.

América de Teófilo Otoni
Estádio: Nassri Matar
Títulos: Não possui
O time de Teófilo Otoni disputa pela primeira vez a primeira divisão do Campeonato Mineiro. O Dragão, como é conhecido o América, herdou a vaga do Rio Branco de Andradas e conta o apóio da torcida para se manter na elite do futebol mineiro. Os reforços principais são o goleiro Fábio Noronha e o meia Bruno Maranhão.

Atlético
Estádio: Mineirão
Títulos: 39
Depois da decepção do final do ano passado, o Atlético vem cheio de novidades para a disputa do Mineiro em 2010. Reforços como Jairo Campos, Leandro e Muriqui chegam para melhorar o elenco. Além dos reforços no banco, o presidente Alexandre Kalil trouxe o técnico pentacampeão brasileiro Vanderlei Luxemburgo.

Caldense
Estádio: Dr. Ronaldo Junqueira
Títulos: 1
A tradicional Veterana está de volta a primeira divisão um ano após seu rebaixamento em 2008. O time verde e branco de Poços de Caldas venceu seus dois últimos amistosos e mostra-se uma equipe preparada para a disputa do Mineiro.

Cruzeiro
Estádio: Mineirão
Títulos: 35
O atual campeão começa o campeonato dividindo as atenções com a Copa Libertadores, mas ainda assim é o favorito ao título, ao lado do Atlético. A raposa manteve o elenco base do ano passado e trouxe reforços como Pedro Ken, que chegou do Curitiba e Anderson Lessa, que veio do Náutico. O técnico Adilson Batista quer vencer seu terceiro campeonato mineiro em três anos.

Democrata – GV
Estádio: Mamudão
Títulos: Não possui
A parceria com o Cruzeiro rendeu ao time de Governador Valadares vários reforços. Ao todo, foram 21 contratações para a temporada 2010. A força da Pantera está em casa, onde perdeu apenas duas partidas no Campeonato Mineiro do ano passado.

Ipatinga
Estádio: Ipatingão
Títulos: 1
De volta a elite do futebol mineiro, o Ipatinga joga esse ano para buscar sua afirmação entre os grandes do estado. Após um ano difícil na Série B, onde o time conseguiu se manter na divisão apenas na última rodada, o Tigre montou um bom time, com jogadores rodados nos grandes times do estado, para a disputa do seu décimo Campeonato Mineiro.

Ituiutaba
Estádio: Fazendinha
Títulos: Não possui
Com boas campanhas nos últimos anos e conseguindo vaga para a disputa da série C, o Ituiutaba está disposto a continuar o ciclo de boas participações no campeonato. Para a equipe do Pontal do Triangulo, o fator casa é fundamental. Na edição passada do Mineiro, a equipe perdeu apenas para o Atlético jogando em casa.

Tupi
Estádio: Municipal Radialista Mario Helênio
Títulos: Não possui

Sob o comando do ex-técnico das divisões de base do Atlético Leonardo Condé, o Tupi entra como um dos fortes do interior. Foi feita uma renovação no plantel da equipe de Juiz de Fora e nomes como Gedeon e Leo Salino foram contratados.

Uberaba
Estádio: Uberabão
Títulos: Não possui
A equipe do Uberaba disputará o Campeonato Mineiro paralelamente com a Copa do Brasil. Mesmo passando por dificuldades financeiras, o Zebu quer chegar mais longe do que no ano passado, onde alcançou as quartas de finais.

Uberlândia
Estádio: Parque do Sabiá
Títulos: Não possui
A equipe do Parque do Sabiá espera que o campeonato desse ano seja melhor que o de 2009, quando terminou em 9° lugar e não alcançou a fase final. O técnico Luis Carlos Cruz conta com um ataque experiente para uma melhor sorte no ano de 2010.

Villa Nova
Estádio: Castor Cifuentes
Títulos: 5
A tradicional equipe do futebol mineiro quer se recuperar da péssima campanha realizada no ano passado. Para isso, apostas em nomes rodados no futebol como os atacantes Marinho e Warley, além do zagueiro Alexandre. A experiência do técnico Pirulito, rodado em times de MG, pode ajudar o time a conseguir a vaga entre os 8.

Nenhum comentário: