quarta-feira, 5 de novembro de 2008

LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA - 4ª Rodada - Terça-Feira 04/11/08

Filipe Frossard Papini

Primeira postagem no Blog sobre futebol internacional, e iremos começar falando sobre a Liga dos Campeões da Europa (Champions League). Considerado hoje, o maior e mais disputado campeonato de futebol na Europa. Nesta liga, como o próprio nome já diz, estão os melhores times do continente europeu, classificados depois de um processo de uma temporada inteira, cada clube em seu país, e com seguimentos diferentes de seleção. De fato, é o torneio com mais craques e de maior investimendo no mundo inteiro. A UCL (UEFA Champions League) é "o sonho" para qualquer jogador no mundo, disputar ao menos uma partida, talvez seja mais cobiçado do que até a própria Copa do Mundo.

O torneio, em sua fase atual de grupos, ja vem sendo disputado desde setembro, portanto, vamos começar falando da 4ª Rodada, e acompanharemos daqui pra frente, até a grande final.


Grupo A
Cluj-ROM 1x2 Bordeaux-FRA
(Gourcuff, 6'; Dani, 9'; Wendel, 38')
Novamente o time francês vence o time romeno, porém desta vez fora de casa. O jogo já começou a todo vapor, e antes dos 10 minutos inciciais, o placar já contava com um gol para cada lado. Mas ainda no primeiro tempo da partida, o ex-cruzeirense Wendel, em cobrança de falta coloca o Bordeaux na frente denovo. O azarão Cluj não conseguiu empatar, e se complica bastante na competição.


Roma-ITA 3x1 Chelsea-ING
(C. Panucci, 34'; Vucinic, 48'; Vucinic 58'; Terry'75)
O Chelsea começou um pouco melhor, porém a Roma mostrou seu poderio em casa, e espantou uma urucubaca, e contra um time de nível mundial. Aos 34' após uma pane geral da defesa do Chelsea, Cristian Panucci empurra para as redes após um bom cruzamento de Cicinho. Depois deste gol, o jogo foi inteiro da squadra italiana. Aos 48', Cech estava um pouco adiantado, e com um belo chute de fora da área, Vucinic aumenta o contador, e coloca a Roma com dois tentos a zero. Dez minutos depois, Vucinic aparece novamente, fazendo uma jogada individual pela ponta esquerda e empurra para as redes, dessa vez, sem chances para o goleiro checo. A equipe de Felipão ainda tentou esboçar uma reação, mas era tarde demais, Terry aos 75' empurrou para as redes, depois de um bate-rebate na área, e em posição duvidosa. Por fim a Roma, em casa, sai bem satisfeita com o resultado, já Scolari...


Grupo B
Anorthosis Famagusta-CHP 3x3 Internazionale-ITA
(Balotelli, 13'; Bardon, 31'; Materazzi, 44'; Panagi, 45'; Frousos, 50'; Julio Cruz, 80')
Considerado por muitos um time que não ganharia sequer uma partida na fase de grupos, o time do Chipre vem fazendo bonito até então na UCL. O jogo de hoje, podemos resumir em uma breve frase: "Muita... muita sorte dos donos da casa...". A partida começou com uma pressão intensa da equipe do brasileiro Júlio César, e não demorou muito para marcar, aos 13', o jovem Balotelli, demonstrando um bom faro de gol, em seguida a bela cobrança de falta de Ibrahimović, deixa sua marca. Após uma falha tremenda do argentino Burdisso, o Anorthosis chegou ao empate com Cedric Bardon, aos 31'. Mas um minuto antes do intervalo, o zagueirão Materazzi deixa a equipe italiana novamente na frente, cabeçeando a bola, depois de uma boa cobrança de escanteio. Como a sorte estava do lado dos cipriotas, nos acréscimos do primeiro tempo, Panagi deixa tudo igual novamente, depois da tentativa de abafar a pressão do outro argentino, Cambiasso, chutando contra a cabeça do atacante do Anorthosis. Falando em sorte, novamente ela apareceu para os donos da casa. Aos 50', após um cruzamento de Bardon na direita, novamente o argentino Burdisso tentou o corte de cabeça, mas a bola resvalou no estômago de Nikolaos Frousos, que, com o pé direito, bateu o goleiro Júlio César. Porém, faltando 10' para terminar a partida, o goleiro albanês Beqaj, não teve qualquer chance de evitar o cabeceamento do (outro) argentino Julio Cruz, após um canto de Balotelli a dez minutos do final. O empate foi comemorado com um gosto de vitória, ou porque não, de título pela torcida cipriota, que termina a rodada na vice-liderança do grupo B.

Werder Bremen-ALE 0x3 Panathinaikos-GRE
(Mantzios, 58' ; Karagounis, 70' ; Tziolis, 83')
A equipe alemã tinha tudo para sair com a vitória contra o modesto Panathinaikos, mas não foi isso que ocorreu. No primeiro tempo houve chances e erros grotescos de ambos os lados, oportunidades de gols não foi desculpa. Porém, a equipe grega foi mais feliz e conseguiu se impor fora de casa. Aos 58', Tziolis encontrou Mantzios na entrada da área, que no meio de dois defensores fez um bonito gol. A pressão dos visitantes continou e Karagounis, aos 70', acertou o pé, e marcou de fora da área um belíssimo gol, aumentando assim a vantegem para 2xo. O Werder partiu pra cima, mas não foi o suficiente, pois em um erro de passe, o PAO roubou a bola depois da falha do zagueiro Per Mertesacker, e em um belo contra-ataque, conseguiu chegar ao seu terceiro gol na partida, Tziolis, aos 83', acertou de fora da área um chute bem estranho, escorregando no gramado, porém, sem chances para o goleiro Wiese. De fato, o Bremen é a zebra deste disputado grupo.

Grupo C
Sporting-POR 1x0 Shakhtar Donetsk-UCR
(Derlei, 73')
Foi o jogo de um Brasil na Europa, devido aos muitos jogadores tupiniquins em campo. Contudo não foi um "jogo de compadres", muito pelo contrário, foi bastante disputado e truncado no primeiro tempo. Ambos os times jogaram muito no meio-campo, conseqüência disso foram as poucas chances de gols. Com exceção de contra-ataques, erros e acertos individuais. O gol mesmo só saiu aos 73' minutos após uma boa jogada do meio-campista Izmailov, que só assistiu o brilho do brasileiro Derlei (que tinha entrado na partida a menos de 5 minutos) empurrar para as redes a bola bastante açucarada que lhe apareceu. O brasileiro Jádson ainda tentou descontar para os visitantes, mas foi bem evitado pelo goleiro Rui Patricio. Com a vitória, o Sporting se distancia bem do 3º e 4º colocado.

Barcelona-ESP 1x1 Basel-SUI
(Messi, 62'; Derdiyok, 82')
Outra surpresa da rodada. O Barcelona tinha de tudo para liquidar de vez a partida, já que na 3ª rodada enfrentou o mesmo Basel, na Suíça, e enfiou-lhes um sonoro 5x0. Porém, mesmo com o empate, o Barcelona já carimbou sua passagem para a próxima fase. O jogo propriamente dito foi bem disputado. Obviamente o Barcelona comandou o jogo, com uma disciplina tática impecável e com jogadas bem definidas pela velocidade de Iniesta e pelo talento de Hleb. Aos 60' Bojan Krkic é substituído pelo talentossísimo jovem Messi, que marcou um gol, dois minutos depois, após uma boa jogada individual. A equipe merengue ainda perdeu seu principal meio campo, que se machucou. Iniesta saiu e quem adentrou aos gramados foi o camaronês Samuel Eto'o. Contudo, a lesão do meio campista espanhol não foi desculpa para o gol sofrido, faltando menos de 10' para o fim da partida, o também talentoso, Derdiyok marcou para os russos, que por sinal foi um belo gol do jovem suíço. O Basel já está desclassificado da UCL, amarga a última colocação com apenas um ponto.

Grupo D
Liverpool-ING 1x1 Atlético de Madrid-ESP
(Máxi Rodriguez, 37'; Gerrard 90')
Clássico da rodada! Com certeza era o jogo mais aguardado de hoje pelos fãns de futebol, mesmo com a ausência dos craques Sérgio 'Kun' Agüero pelo Atlético e Fernando 'El Niño' Torres, pelo L'pool. Todavia, o belo jogo foi ofuscado pelos erros de arbitragem. A partida começou animada, os dois times tiveram reais oportunidades para concluír em gol. Mas foi aos 37', que enfim saiu o primeiro tento, com uma simplicidade tremenda. A jogada iniciou-se com um passe em profundidade do zagueiro John Heitinga, para Antonio López no flanco direito que cruzou com perfeição, para Maxi, o argentino retirou Jamie Carragher do caminho com apenas um toque, antes de rematar para o fundo das redes do goleiro Pepe Reina. No segundo tempo, era só pressão do time inglês, aos 70' criou-se uma boa oportunidade, mas a mesma parou na trave. O Atlético, que só veio a usar Agüero, faltando 20 minutos do fim, pouco ou nada trouxe de novo, parecia estar preparado para uma fase final avassaladora, até que Gerrard se jogou na área, e o árbitro interpretou como penalti. O próprio Gerrard cobrou bem e conseguiu o empate. As duas equipas estão com oito pontos e cinco de vantagem sobre o Olympique de Marseille e PSV Eindhoven, bastando uma vitória para garantirem a classificação.


Marseille-FRA 3x0 PSV-HOL
(Kone, 30'; Niang, 63'; Niang, 71')
Domínio total dos franceses! Brilha a estrela do jovem artilheiro Niang e da grande promessa, Hatem Ben Arfa. Finalmente o Marseille conquista sua primeira vitória nesta edição da Liga dos Campeões, e ainda conseguiram passar o PSV, lutando assim por uma briga na classificação pra UEFA. O Primeiro gol foi marcado aos 30', após boa jogada de Ben Arfa, encontrou Kone na área que só teve o trabalho de tirar o goleiro Isaksson da jogada. Chegou o segundo tempo e o PSV tentava atacar pelos flancos, mas nada muito perigoso para a baliza de Mandanda. Ben Arfa estava iluminado, arriscou bons chutes de fora da área, e por fim, aos 63' conseguiu uma boa assistência para Niang aumentar o placar para 2x0. Hoje sim, foi o dia do ex-lyones, Ben Arfa, aos 71' novamente ele apareceu, desarticulando a fragil defesa holandesa e denovo coloca seu parceiro Niang na cara do gol. Enfim, não precisa dizer que o nome do jogo foi Ben Arfa, não é mesmo?... Ambas as equipes tem chances remotas de alcançar a vaga para a próxima fase.


Um comentário:

Rafael Luis disse...

Roma reagindo para a final em casa!!