segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

MUITO PRAZER, 37ª RODADA


Pablo Nogueira

Futebol Nacional é papo pra Junior Moreira, mas com uma rodada emocionante como a 37ª rodada ficou difícil não arriscar jogar fora da posição.
Foram dez partidas e 27 gols, uma média de 2,7 por jogo. Só dois jogos conseguiram terminar com placar em branco. Se dentro das quatro linhas, Atlético e Santos e Vitória e Palmeiras não mereceram ser capa, nas arquibancadas, as torcidas conseguiram ser manchete. No Mineirão lotado, mais de 50 mil torcedores mostraram o orgulho de ser “Atlético” e fizeram da energia positiva um belo presente para o centenário Galo. No Barradão, os torcedores tiveram que ser apartados pela polícia e vários tumultos durante o jogo contribuíram ainda mais para uma partida violenta, inclusive dentro de campo, naquilo que de mais importante aconteceu.
Na briga pelo título, São Paulo e Grêmio continuam firmes na disputa. Com o Morumbi lotado, o torcedor são-paulino fez festa para comemorar o hexa. Faltava apenas vencer o Fluminense. Mas jogando mal, o time de Muricy Ramalho só empatou no clássico tricolor em 1 á 1. Outro tricolor, o Grêmio, fez o dever de casa, ou melhor, fora de casa. Começou perdendo, mas logo conseguiu se ajeitar em campo e mostrar por que ainda luta pra ser campeão. Goleou o Ipatinga por 4 á 0 e rebaixou o time mineiro.
Na luta pelas duas últimas vagas na Libertadores 2009, Flamengo e Cruzeiro disputaram pra ver quem se saía pior. Os dois conseguiram. O Cruzeiro tomou um gol do Internacional no inicio do jogo e teve a chance de reagir com um pênalti perdido. Se quer conseguiu empatar. No entanto, os rubro-negros, estes sim, conseguiram empatar. Ou melhor, cederam o empate quando venciam com três gols de diferença. O Goiás fez 3 á 3 e deixou o Flamengo correndo por fora na briga pela vaga contra Cruzeiro e Palmeiras.
Na luta contra o rebaixamento, além do Ipatinga, a Portuguesa também foi rebaixada. Começou perdendo e virou pra cima do Sport, que ainda conseguiu deixar tudo igual novamente e dar números finais ao jogo: 2 á 2.
Com duas vagas já conhecidas, restam agora mais duas para serem preenchidas. Vasco, Atlético Paranaense e Figueirense são os únicos com chances matemáticas consideráveis para isso. Deles, só o Atlético foi derrotado na rodada. E olha que começou vencendo, mas logo viu o Náutico, com o apoio maciço dos torcedores, reagir e vencer por 2 á1. Pra continuar sendo visitantes no ano que vem, catarinenses e cariocas não fizeram cerimônia e foram visitantes indelicados. No Alto da Glória, o Vasco suou pra vencer o Coritiba por 2 á 0. No Engenhão, o Figueirense nem teve tanto trabalho contra um Botafogo irreconhecível, batido por 3 á1.
A rodada que tinha tudo para entrar na história pelos segredos guardados á sete chaves preferiu fazer com que os mistérios fossem mantidos e revelados na última rodada. Nem por isso, deixou de ser emocionante, provando que quem esperou até o fim, não se arrependeu. O melhor ainda está por vir.

Nenhum comentário: