quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA - 6ª Rodada - Quarta-Feira 10/12/08

Filipe Frossard Papini

Enfim chegamos ao final de mais uma fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. Desta vez não tivemos muitas zebras e a próxima fase promete ter jogos excepcionais e com muita qualidade. Hoje tivemos partidas do Grupo "E" ao "H". Segue abaixo o resumão de todos os jogos realizados nesta quarta-feira.


GRUPO E:
Manchester United-ING 2x2 Aalborg-DIN
(Tévez, 3'; Jakobsen, 31'; Curth, 47'; Rooney, 52')
Um jogo que já começou eletrizante. Carlitos Tévez recebeu um passe primoroso do habilidoso Giggs, e aos 3' abriu a contagem. Parecia que seria um show de bola da equipe inglesa, afinal, jogando em casa contra o, aparentemente fraco, Aab, enfim... Seria o melhor desfecho possível para a torcida que foi ao Old Trafford. Rooney e Nani estavam trabalhando bem no setor ofensivo, mas aos 31' quem marcou foi a equipe visitante. Michael Jakobsen desviu a bola, depois da boa cobrança de falta de Anders Due, e foi crucial, sem chances para Tomasz Kuszczak. Ainda antes do intervalo, os ingleses se assustaram. O Aalborg virou a partida, novamente Anders Due cria uma assistência incrível, mas desta vez quem estava lá para conferir era Curth. Belíssimo gol! O ManUtd foi para o vestiário assustado, mas com sede de vingança. Na volta do intervalo, o Manchester foi pra cima, e aos 52' minutos, Wayne Rooney deixa sua marca, gol típico do matador dos reds, assistência do brasileiro Anderson. Os campeões da Europa tentaram chegar ao gol da virada por algumas vezes, mas não o suficiente para bater o goleiro Zaza do Aab. O Manchester United fechou a fase de grupos em primeiro lugar, com dez pontos. O Aalborg (que jogou com um uniforme maravilhoso) se classificou para a UEFA, com seis pontos.

Celtic-ESC 2x0 Villarreal-ESP
(Maloney, 14'; McGeady, 47')
Apesar de ter acumulado apenas dois pontos em cinco jogos, a equipe do Celtic não se intimidou contra o Villarreal e dominou a partida do início ao fim. Shaun Maloney foi o nome do jogo e foi o próprio que criou as maiores oportunidades de gols na partida. Logo aos 14' ele abriu o placar, após cruzamento de Mark Wilson e falha do goleirão Vieira. Celtic 1-0. As hipóteses de reação do Villarreal diminuíram ainda mais quando Guille Franco recebeu um cartão vermelho por volta de meia-hora de jogo. Isso só facilitou a vida do Celtic, que conseguiu mais espaço para "trabalhar". Pouco tempo antes do intervalo da partida, Aiden McGeady dominou a bola a cerca de 25 metros do gol, e chutou rasteiro, uma bola indefensável. No segundo tempo Manuel Pellegrini ainda fez uma substituição arriscada, lançou Nihat Kahveci no lugar de Marcos Senna, mas não foi o suficiente para passar do intransponível Boruc. O Celtic amargou a última colocação do grupo com cinco pontos, enquanto o Villarreal passa para a próxima fase, com nove.

GRUPO F:

Steaua Bucareste-ROM 0x1 Fiorentina-ITA
(Gilardino, 66')
A "Viola" foi visitar o Steaua na Romênia precisando apenas de um empate para se garantir na UEFA e conseguiu mais do que isso graças ao atacante Gilardino. Mas o jogo não foi fácil não. No começo da partida, os donos da casa pressionaram com Dayro Moreno e Bănel Nicoliţă. A Fiore tinha Mutu que por si só já aterrorizava a defesa romena, mesmo sendo vaiado pela torcida, justamente por já ter jogado no Dinamo Bucureşti, rival do Steaua. Resumindo, nenhuma das duas equipes criou uma oportunidade clara de gol na etapa inicial da partida. No segundo tempo a Fiorentina voltou com mais ênfase, e realmente parecia querer ganhar a partida. Riccardo Montolivo perdeu um gol cara-a-cara com Zapata. Aos 66' a pressão foi demais, e Gilardino apareceu na área e cabeceou lindamente a bola, após cruzamento de Juan Manuel Vargas. O time italiano estava merecendo o gol devido ao futebol que apresentou na etapa final, ainda mais depois que o Steaua perdeu Paweł Golański, expulso aos 72'. Os donos da casa deixaram a Copa dos Campeões um pontinho apenas, na lanterna do grupo F, e a Fiorentina vai disputar a UEFA, com seis pontos.

Lyon-FRA 2x3 Bayern de Munique-ALE
(Klose, 11', 37'; Ribéry, 34'; Sidney Govou, 52'; Karim Benzema, 68')
De fato foi o melhor jogo da Liga dos Campeões este ano. O Lyon mesmo jogando no Stade de Gerland se sentia angustiado pelos desfalques dos laterais Clerc e Revéillère; do zagueiro Cris que estava suspenso; e junto à lista estava também o craque da camisa 10, Juninho Pernambucano. Portanto a responsabilidade do OL caiu toda sobre o atacante Karim Benzema. O Bayern também tinha os seus desfalques: Os brasileiros Lúcio e Zé Roberto; o atacante Lukas Podolski e o lateral Christian Lell. Mas o "corpo" do time se manteve, o "trio terror" jogou a partida (Luca Toni, Franck Ribery e Miroslav Klose). Aos onze minutos iniciais, um bate-rebate entre os próprios defensores do Lyon fez com que a bola sobrasse nos pés do matador Klose, que não deu chances para o goleiro Hugo Lloris, e abriu o placar no Gerland. Bayern 1x0. Era uma pressão formidável do Bayern. Éderson talvez fosse o único nome à aparecer na tela em alguns relapsos de jogadas individuais, mas nada grandioso, que fosse capaz de fazer os torcedores franceses levantarem da poltrona. Aos 34min, Ribery recebeu a bola na ponta direita, passou com muita tranqüilidade e rapidez do lateral Gassama, invadiu a área e colocou no canto esquerdo de Lloris, colocando o Bayern com uma vantagem de dois gols sobre os donos da casa. O Stade de Gerland ainda encontrava-se atônito quando três minutos depois, novamente sai um gol de Klose, e novamente pelo lado direito da defesa do hepta campeão francês. Uma ótima jogada de Ribery, que tabelou com Toni, cruzando pra área, aonde Klose se encontrava livre de marcação. Não deu para Lloris pegar a bola no ângulo. Encerrou-se assim o primeiro tempo da partida. O Bayern se manteve o segundo tempo inteiro na defesa, e não conseguia sair jogando, nem em jogadas de contra-golpe, que é o seu ponto forte. A pressão foi tanta, que aos sete minutos, o contestado Sidney Govou aproveitou uma bola rebatida por Rensing, depois de um chute de Éderson e diminuiu para os donos da casa. Aos 68' o Gerland tremeu. Mais um gol do Lyon! Benzema foi o autor. Driblou com categoria o goleiro Rensing e saiu para o abraço. O jogo era praticamente realizado dentro dá intermediária do Bayern de Munique, e foi a partir daí que surgiu o nome de uma das estrelas, o salvador da partida: Michael Rensing. O goleiro do Bayern defendeu uma série de bolas perigosas, que certamente teriam o destino das redes germânicas. O que se tornou fato, era que, se houvesse mais alguns 10 minutos, aproximadamente, o Lyon empataria a partida, ou quem sabe viraria. Mas não deu tempo. O Bayern se classificou em primeiro colocado com 14 pontos, seguido do Lyon, com 11.


GRUPO G:
Porto-POR 2x0 Arsenal-ING
(Bruno Alves, 39'; Lisandro Lopéz, 54')
O treinador do time inglês, Arsène Wenger, apostou ousadamente nos jovens. Certamente foi este detalhe que prejudicou o Arsenal, a inexperiência de grande parte do plantel. No começo do duelo, dois nomes se destacaram: Aaron Ramsey, de 17 anos, pelo Arsenal; e Lisandro, pelo Porto. Ambos arriscavam chutes de fora da área e jogadas individuais, porém nada que assustasse os goleiros Hélton e Almúnia. O jogo parecia que iria para o intervalo sem gols, mas depois de um escanteio cobrado por Raul Meireles, Bruno Alves acertou um lindo e forte cabeceamento, abrindo o placar para os donos da casa. Já na etapa complementar, o adiantamento no terreno por parte do Arsenal proporcionou ao Porto um contra-ataque letal aos 54'. Hulk iniciou o lance ainda no seu meio-campo, entregando a bola no meio para Fernando. O médio brasileiro caminhou alguns metros e serviu com perfeição na direita o embalado Lisandro Lopéz, que encheu o pé direito e bateu Almunia com um excelente chute no canto superior direito. Estava feito o 2-0. O time do Estádio do Dragão ainda teve inúmeras oportunidades para aumentar o placar, mas nenhuma foi concluída em gol, e assim terminou. O Porto liderou o grupo com 12 pontos, e o Arsenal, com a derrota ficou em segundo lugar, com um ponto à menos que o rival da noite.

Dynamo Kiev-UCR1x0 Fenerbahçe-TUR
(Eremenko, 20')
Para o Fenerbahçe, que chegou até as quartas-de-final da última Champions League, foi o final de uma aventura mal-sucedida, já que os turcos nunca conseguiram causar grandes problemas ao adversário, apesar de necessitarem de vencer para chegarem ao terceiro lugar. O técnico Luis Aragonés tinha prometido que o Fener iria atacar desde o início, mas não foi isso que aconteceu. O Dynamo tomou conta desde o início da partida, mas sempre a bola parava nas mãos de Volkan Demirel. Porém aos 20', Artem Milevskiy recuperou a bola na entrada do meio-campo turco e, com um passe magistral, achou Roman Emerenko. Demirel tentou evitar o ataque, mas o meia foi rápido e, com um chute de primeira, colocou no fundo das redes. O Fenerbahçe só chegou a incomodar aos 31' e 38', mas nada tão perigoso para o goleiro Stanislav Bogush. No intervalo o treinador do Kiev, Yuri Semin, ainda tirou um meia para colocar um volante, e mesmo assim a pressão continuava para os donos da casa. Foi então que Aragonés tirou Alex, que não estava bem na partida, e lançou Maldonado que posteriormente seria expulso. Com certeza foi um dia (e uma competição) para ser esquecido(a) pelos torcedores turcos. O Dynamo classificou para a UEFA, com oito pontos, e o Fener ficou com a última colocação, apenas dois pontos.


GRUPO H:

Juventus-ITA 0x0 BATE Borisov-BIE
A Juventus entrou com uma formação diferente, Paolo De Ceglie na ala esquerda, Marco Marchionni no lado oposto e Cristiano Zanetti, voltando após quatro meses de ausência, formando parceria com Pavel Nedvěd na zona de criação de jogo, esta Juve remodelada demorou a encontrar o seu caminho perante um adversário que nada tinha a perder – o quarto lugar estava certo para o BATE. O jovem Giovinco impressionou com algumas belas jogadas individuais e deixou Amauri duas vezes livre para marcar, mas o ponta-de-lança não conseguiu acertar o gol, atirando muito ao lado em ambas as ocasiões. Já o BATE, pouco conseguiu incomodar durante a partida, e quando chegava, não conseguia passar da defesa alvinegra. A "vecchia signora" ainda teve um pênalti desperdiçado por Giovinco, que isolou a bola por cima do gol. Del Piero entrou no fim da partida, mas não foi suficiente para tentar quebrar o 0x0. O destaque da partida ficou por conta do goleiro do BATE, Veremko, que foi intransponível. Mesmo com o empate, a Juventus conseguiu se firmar na liderança do grupo H. O BATE não tinha como escapar da última colocação mesmo antes da rodada começar, pois só tinha dois pontos.


Real Madrid-ESP 3x0 Zenit St. Petersburg-RUS
(Raúl González, 25', 57'; Arjen Robben, 50')
Show de Raúl e sorte de Juande Ramos na estréia como treinador do Real. Os merengues lutavam pela primeira colocação do grupo, enquanto o Zenit já tinha o 3º lugar garantido, portanto, obviamente foi o Real quem partiu para cima. Aos 25', o cruzamento do holandês, Rafael van der Vaart não parecia ameaçador, mas o goleiro russo, Malafeev largou a bola e esta ficou à mercê de Raúl, que teve uma finalização fácil, 1-0. Mesmo depois do gol, o Zenit não esboçou nenhuma reação, a equipe merengue vinha com tudo para cima. Foi-se o primeiro tempo e na volta do intervalo nada mudou, o Real novamente pressionava. Finalmente, aos 50', o Zenit cedeu à pressão, quando o incansável Robben recebeu um passe de Raúl e, de forma primorosa, fez a bola passar por cima de Malafeev, fazendo o 2-0. Sete minutos depois, os papéis inverteram-se e foi a vez do "winger" retribuir a gentileza, com o seu passe, e encontrar Raúl isolado na área. O capitão do Real não teve problemas em "chapelar" o desamparado guardião do Zenit. Os visitantes ainda conseguiram mandar uma bola no travessão, com o português Danny, mas nada que acabasse com a festa espanhola. O time de Madri, mesmo com a vitória, e com o mesmo nº de pontos da Juventus, terminou em 2º lugar, devido ao confronto direto. Já para o Zenit, novamente terão que se contentar com a UEFA, terminou a UCL com cinco pontos.








SORTEIO - OITAVAS DE FINAIS:
Dia 19 de dezembro vamos saber quem enfrenta quem na próxima fase da Liga dos Campeões. Essa nova fase terá a forma de disputa em mata-mata, com dois jogos, ida e volta. No sorteio não poderá haver confrontos entre times do mesmo país. Além disso, os primeiros colocados de cada grupo só poderão enfrentar os segundos colocados de outros grupos, são regras da UEFA. Portanto, o que nos resta é aguardar dia 19, para ver quais surpresas nos aguardam.


Nenhum comentário: