terça-feira, 9 de dezembro de 2008

LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA - 6ª Rodada - Terça-Feira 09/12/08

Filipe Frossard Papini

Primeiramente, devo desculpas aos leitores e acompanhantes do Blog. Não atualizei a 5ª rodada da Champions League por motivos de força maior e falta de tempo. Mas antes de falar sobre a 6ª rodada, colocarei aqui os resultados a última rodada para que todos não fiquem "aéreos".

Terça-Feira, 25/11/2008 - 5ª Rodada
GRUPO H:
Zenit St. Petersburg-RUS 0x0 Juventus-ITA
BATE Borisov-BIE 0x1 Real Madrid-ESP
(Raul, 7')

GRUPO E:

Villarreal-ESP 0x0 Manchester United-ING

Aalborg-DIN 2x1 Celtic-ESC
(Róbson, 53'; Caca, 73'; Caldwell, 87' [Contra])


GRUPO F:

Bayern de Munique-ALE 3x0 Steaua Bucareste-ROM
(Klose, 57', 71'; Toni, 61')

Fiorentina-ITA 1x2 Lyon-FRA
(Makoun, 15'; Benzema, 27'; Gilardino, 45')


GRUPO G:
Fenerbahçe-TUR 1x2 Porto-POR
(Lisandro Lopéz, 19', 28'; Kazim Kazim, 63')

Arsenal-ING 1x0 Dynamo Kiev-UCR
(Bendtner, 87')

Quarta-Feira, 26/11/2008 - 5ª Rodada
GRUPO A:
Bordeaux-FRA 1x1 Chelsea-ING
(
Anelka, 60'; Diarra, 83')

Cluj-ROM 1x3 Roma-ITA
(Brighi, 11', 64'; Totti, 23'; Koné 30')

GRUPO B:
Internazionale-ITA 0x1 Panathinaikos-GRE
(José Sarriegi, 69')

Anorthosis Famagusta-CHP 2x2 Werder Bremen-ALE
(Nikolaou, 62'; Sávio, 68'; Diego, 72' [pen]; Hugo Almeida 87')


GRUPO C:
Shakhtar Donetsk-UCR 5x0 Basel-SUI
(Jádson, 32', 65' 72'; Willian, 50'; Seleznov, 75')

Sporting-POR 2x5 Barcelona-ESP
(Henry, 14'; Piqué, 17'; Messi, 49'; Miguel Veloso, 65'; Liédson, 66'; Marco Caneira, 67' [Contra]; Bojan Krkic, 73' [pen])


GRUPO D:
Atlético de Madrid-ESP 2x1 PSV-HOL
(Simão, 14'; Máxi Rodriguez, 28'; Kovermans, 47')

Liverpool-ING 1x0 Marseille-FRA
(Gerrard, 23')


--------------------------------------------------------------
Ok. Estes foram os resultados da 5ª Rodada, que não foi atualizada pela equipe EsporteUni. Agora vamos ao que realmente interessa. 6ª Rodada, que teve início hoje, com partidas dos Grupos "A", ao "D". Tivemos algumas surpresas, confiram abaixo:

Grupo A
Chelsea-ING 2x1 Cluj-ROM
(Kalou, 40'; Y.Koné, 55'; Drogba, 71')
A expectativa da partida, além do espetáculo (obviamente), ficou por conta da volta do atacante Didier Drogba, que fez jus à pressão, marcando o gol da vitória. A previsão de todos era que o jogo fosse totalmente desequilibrado para os donos da casa. Porém não foi isso que ocorreu. O Cluj visitou o Chelsea com um time bem fechado e sabendo jogar nos contra-ataques. Porém, o Chelsea abriu o placar, e o primeiro gol saiu apenas faltando cinco minutos para o intervalo, Salomon Kalou marcou com certa tranqüilidade dentro da área, depois de um bom cruzamento de falta e da falha de Cadú, meio campista do Cluj. Aos 55', Yssouf Koné iguala a partida depois de um cabeceamento fantástico, sem chances para o excelente goleiro Cech. No segundo tempo, apesar do gol romeno, só deu Chelsea. A pressão era imensa, principalmente depois da entrada do marfinense Drogba, aos 64'. E foi aos 71', que ele mesmo, Drogba, decidiu a partida, Jon Obi Mikel lançou Joe Cole, que serviu Drogba. Este controlou a bola e não deu hipóteses de defesa ao português Nuno Claro. O Cluj se despede da competição com quatro pontos, já o Chelsea se classifica em 2º colocado, com onze pontos.

Roma-ITA 2x0 Bordeaux-FRA
(Brighi, 61'; Totti, 79')
Com a ausência de Mirko Vučinić, sobrou para o francês Jérémy Menez tentar arrumar gols para a equipe da casa. Contudo, quem mais criou oportunidades para a equipe italiana, foi o brasileiro Júlio Baptista. Já o Bordeaux lutou bastante e não jogou mal, Yoann Gourcuff, o meia francês até tentou algumas jogadas, mas foi bem anulado pelos meio-campistas Brighi e De Rossi. Junto a Gourcuff, os "girondinos" Franck Jurietti e Marouane Chamakh pareciam que iriam surpreender a Roma. Mas o jogo, de fato, foi decidido no segundo tempo. A reação italiana veio em boa hora, e Matteo Brighi sozinho dentro a área abriu o placar aos 61'. O Bordeaux ainda tentou esboçar uma reação, mas aos 11' do fim, o ídolo Totti, em um espetacular contra-ataque fechou o caixão com um chute potente. A Roma terminou a fase de grupos na liderança, com 12 pontos, e o Bordeaux irá disputar a Liga da UEFA, ficou em 3º colocado com sete pontos.

Grupo B
Panathinaikos-GRE 1x0 Anorthosis Famagusta-CHP
(Karagounis, 69')
Pela primeira vez em sete anos, a equipe do PAO vai disputar as 8ªs de finais de uma Liga dos Campeões, um belo presente para o aniversariante da noite, Henk Ten Cate, treinador da equipe vencedora.O começo da partida foi emocionante, antes dos 10' iniciais houve duas chances para ambos os lados. A partir daí, o Panathinaikos foi pra cima, e todas as investidas paravam na mão do goleirão Arian Beqaj, foi assim até o intervalo da partida. No segundo tempo, o time da casa manteve a pressão, aos 69', Salpingidis avançou pela direita e cruzou para a área, onde Cédric Bardon colocou a bola à disposição de Karagounis, na entrada da área. O meia chutou fraco e rasteiro, mas para a infelicidade dos visitantes, o goleiro Beqaj falhou feio, colocando em delírio os adeptos da casa. Com o Anorthosis visivelmente abalado, o Panathinaikos jogou os últimos 20 minutos com relativo conforto, e assim foi até o fim. O Panathinaikos finalizou a fase de grupos em primeiro lugar com 10 pontos, e passa as oitavas, primeira vez desde a época 2001/02. Já o time do Chipre, apesar de ter lutado árduamente, ficou com a lanterna do grupo, seis pontos.

Werder Bremen-ALE 2x1 Internazionale-ITA
(Pizarro, 63'; Rosemberg, 81'; Ibrahimovic, 88')
Eis que surge mais um jogo que foi decidido no segundo tempo. Mesmo jogando em casa o Bremen surpreende a toda poderosa Inter de Mourinho, deixando o time milanês com a segunda posição do grupo. O time alemão, desde o princípio buscou liquidar a partida, e foi o que aconteceu, no primeiro tempo, deu bastante trabalho ao goleiro da seleção brasileira, Júlio César. Porém quem brilhou foi a estrela do camisa 11, Mesut Özil. No segundo tempo, o jogador de 20 anos mostrou melhor pontaria, ao conseguir um escanteio para a cabeçada de Pizarro, no entanto, a bola cabeceada pelo peruano foi desviada pelo goleiro visitante. Aos 63', após uma saída errada da Inter de milão, Pizarro aproveita rebote de Júlio César a abre o placar. Mais tarde, aos 81', Rosemberg amplia, também após uma falha na saída de bola. Sete minutos depois o craque sueco, Ibrahimovic diminuiu, com um potente, venenoso e calculado chute de fora da área, mas já era tarde demais. O Bremem ficou em terceiro lugar, com sete pontos, e participará da UEFA. A inter passou de fase, mas com um gosto amargo de segundo colocado, com oito pontos.

Grupo C
Basel-SUI 0x1 Sporting-POR
(Yannick Djaló, 19')
O Sporting com um meio-campo forte, móvel, com a novidade de ter Simon Vukčević no lado esquerdo, foi desde o início melhor que o do seu adversário suíço, na recuperação de bola, circulação, capacidade técnica. Na frente, Yannick Djaló e Derlei davam velocidade e criavam os desequilíbrios finais, com trocas de posição constantes, e foi assim que os de Alvalade criaram as principais ocasiões da primeira parte. Logo aos cinco minutos, Derlei fugiu pela esquerda, mas perdeu algum ângulo e rematou cruzado, ao lado. Aos 15', Yannick Djaló correu pela direita, centrou e Derlei cabeceou para excelente intervenção de Franco Costanzo, a evitar o primeiro da partida. Logo a seguir foi João Moutinho a chutar por cima, com muito perigo. Aos 19 minutos, Derlei e Izmailov trabalharam bem na direita, o russo cruzou rasteiro e Yannick Djaló esticou-se para fazer o 1-0. A partir daí o Basel tentou impor o seu jogo, e com isso abriu mais espaço para os portugueses jogarem. No segundo tempo o jogo foi bem murcho, e não houve quase que nenhuma oportunidade de gols para ambos os times. O Sporting fechou a fase de grupos na segunda colocação, com 12 pontos. E o Basel amargou a última colocação com apenas um ponto.

Barcelona-ESP 2x3 Shakhtar Donetsk-UCR
(Gladkiy, 31', 58'; Sylvinho, 59'; Fernandinho, 76'; Busquets, 83')
O Barcelona entrou com uma equipe reserva e bastante inexperiente. O Shakhtar contou com a excelente participação de sua zaga e dos laterais que souberam usar a velocidade dos contra-ataques para conseguir a vitória no Camp Nou. No começo da partida, o Barcelona criou algumas oportunidades com Aleksandr Hleb, mas nada capaz de assustar os visitantes. Aos 31', Răzvan Raţ e Olexandr Kucher combinaram para lançar Willian na direita e o seu passe bem medido permitiu a Gladkiy ultrapassar a defesa do Barça e chutar, batendo Albert Jorquera. Gladkiy apareceu de novo, aos 58', depois de mais um contra-ataque fulminante parado com falta, Jádson bateu, Jorquera foi mal na bola, e o artilheiro do jogo não perdoou. Poucos segundos depois, Sylvinho tabelou com Seydou Keita e chutou com força de fora da área, marcando um belo gol. No minuto 76, Raţ percorreu toda a lateral, e cruzou de forma perfeita para Fernandinho, sem marcação, apontar o terceiro gol. O Barcelona responderia, sete minutos depois, com um passe primoroso Eidur Gudjohnsen, que deixou Sergio Busquets na cara do gol. O meia de 20 anos fez passar a bola por cima de Pyatov e reduziu, mas estava escrito que esta noite seria de alegria para os campeões da Ucrânia. O Barcelona se classifica em primeiro, com 13 pontos, e o Shakhtar entra na UEFA embalado, com nove pontos.

Grupo D
PSV-HOL 1x3 Liverpool-ING
(Lazovic, 36'; Babel, 47'; Rieira, 68'; N'Gog, 77')
O jogo começou muito ruim, e não parecia ser um duelo entre dois grandes clubes europeus. O número de faltas no meio campo foi acima da média. Só aos 36' apareceu uma grande chance que foi convertida em gol, e foi dos donos da casa, Balázs Dzsudzsák cobrou do lado direito, o primeiro escanteio da sua equipe, Javier Mascherano rebateu a bola em Dirk Marcellis, que sem querer deixou Lazović cara-a-cara com o estreante Diego Cavalieri. O ponta-de-lança sérvio manteve a tranquilidade e, a pouca distância do gol, chutou por entre as pernas do goleiro brasileiro. Porém, a alegria não durou mais do que dez minutos, e antes do intervalo, Ryan Babel cabeçeou a bola depois de uma excelente cobrança de falta do brasileiro Lucas, deixando a partida empatada. O segundo tempo foi mais empolgante, no entanto, foram os visitantes quem voltaram a marcar, quando, aos 68', Riera chutou, com efeito, a cerca de 30 metros das redes de Isaksson e marcou um dos gols mais belos da Liga dos Campeões desta temporada. O PSV lançou de imediato Danny Koevermans em campo para reforçar o ataque, mas foi um zagueiro, Marcellis, quem mais perto esteve de marcar um gol, acertando na parte exterior da trave quando faltavam 15 minutos para o final. Mas foi inútil, aos 77' N’Gog se isolou e bateu Isaksson com um remate rasteiro, negando o Eindhoven a possibilidade de participar da UEFA. O PSV amargou a última colocação do grupo D, com três pontos, enquanto o L'pool passou tranquilamente em primeiro lugar com 14 tentos.

Marseille-FRA 0x0 Atlético de Madrid-ESP
O treinador do Atlético, Javier Aguirre, fez algumas mudanças no time comparado àquele do último jogo. Porém, o destaque, Sergio Agüero manteve-se de titular. Aos sete minutos, o avançado argentino roubou a bola de Vitorino Hilton, avançou e chutou sem sucesso. No outro lado, um cabeceamento de Ronald Zubar, após um escanteio, saiu muito perto do alvo, o Marseille começava a gostar do jogo. O Atlético parecia contente em entregar o controle do jogo ao adversário e os gauleses tiveram duas boas ocasiões de gol, ambas desperdiçadas por Mamadou Samassa. Agüero foi substituído aos 55' e não ajudou seu time em muita coisa. Já para o lado francês, a estrela, Hatem Ben Arfa também não estava lá muito inspirado. O Marseille não conseguiu chegar ao triunfo, mas acabou mesmo por festejar a classificação para a Taça UEFA, com quatro pontos. O time espanhol ficou em segundo, com 12 pontos.





Um comentário:

Anônimo disse...

Ta bacana companheiro...aja saco pra escrever tanto...rs ja sabe ne, quero uma materia especial dos blues campeoes da ucl heuheue