sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A volta por cima do maior da Cidade Eterna

Querendo voltar a UCL, Roma vem embalado e mostrando um bom futebol nos campos italianos

Pelo segundo ano consecutivo o time da Roma começou o Calcio mal, perdendo jogos em casa e correndo risco de rebaixamento. Tudo levava a crê que a estadia do técnico Claudio Ranieri na capital não duraria muito tempo. Junta-se a esse fato o começo conturbado na UEFA Europa League e parecia mais uma temporada de decepções para o time da Roma.

No entanto, o time Giallorossi foi aos poucos ganhando a cara do seu treinador e subindo na tabela. Jogando um futebol de resultados e sem apresentar um nível técnico convincente, a equipe estava ofuscada atrás dos outros grandes italianos e de times que surpreendiam como a Sampdoria e o Genoa.

Já com o time apresentando um bom futebol, a equipe da capital contou com a volta de jogadores chaves, como zagueiro Mexès e do capittano, como é conhecido pela torcida, Francesco Totti. Esses retornos funcionaram como uma alavanca para o time realmente começar a reação. São 12 rodadas sem saber o que é uma derrota no Campeonato Italiano, classificação conquistada para a fase de mata-mata da UEFA Europa League e ainda a vaga garantida na semifinal da Taça da Itália.

Mesmo sem trazer nenhuma grande estrela no começo da temporada e perder um de seus principais volantes, Aquilani se transferiu para o Liverpool, a equipe demonstra um bom futebol. No esquema tático 4-4-2, o time é bastante ofensivo, principalmente do lado esquerdo.Risse é quem desempenha a mais importante função por ali, mas ultimamente vem sendo bem auxiliado por Taddei. O brasileiro mesmo sendo reserva, vem desempenhando um bom papel. Para segurar na marcação, De Rossi é peça fundamental já que sabe marcar, é aguerrido na defesa e apóia bem, marcando seus gols algumas vezes. No ataque, Vucinic e Totti vão dando conta do recado. E agora, com a chegada de Luca Toni, a promessa é de mais gols e quem sabe uma vaga na UEFA Champions League da temporada que vêm.

A Roma, enfim, almeja objetivos maiores do que no passado recente. Para os torcedores romanistas, a única lamentação é que no Calcio, o título é praticamente da Inter.



4-4-2 usado por Claudio Ranieri no Roma

32 - Doni
13 - Marco Casseti

05 - Philippe Mexès

04 - Juan
17 - John Arne Risse
16 - Daniele De Rossi
07 - David Pizarro
20 - Simone Perrota
11 - Rodrigo Taddei
10 - Francesco Totti
09 - Mirko Vucinic

Nenhum comentário: