sábado, 6 de fevereiro de 2010

O crescimento do Futebol Americano no Brasil

Por Rafael Luis com ajuda de Ettore Fontana

O espetacular crescimento do futebol da bola oval


É visível o crescimento e o interesse do futebol americano no Brasil. Seja em relação a NFL (National Futebol League) ou sobre o surgimento de novos times praticantes da modalidade em território nacional, nota-se claramente um aumento do espaço destinado ao esporte nas mídias, principalmente na internet com os fóruns de discussões.

Mesmo sem muito investimento no esporte, já foi realizado o primeiro torneio nacional de futebol americano. O torneio Touchdown reuniu times do Distrito Federal, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro e foi considerado o campeonato brasileiro de futebol americano. Durante três meses as equipes se enfrentaram e as quatro melhores fizeram as finais em São Paulo, no Parque do Ibirapuera. O campeão do torneio foi o Rio De Janeiro Imperadores, que na final bateu o São Paulo Storm por 14 a 7.

Muito da influência do esporte da bola oval no Brasil se dá pela popularização da NFL pelas transmissões da ESPN, que com os irreverentes Everaldo Marques e Paulo Antunes, narrador e comentarista respectivamente, caíram no gosto do povo. Com as transmissões semanais, um programa dedicado só para o esporte e quadros diários no Bate-Bola da ESPN Brasil, a apreciação pela NFL e pelo futebol americano cresce a cada dia. A aceitação do público foi tão grande que levou a ESPN a mandar toda uma equipe para Tampa em 2009, para transmitir in loco o Superbowl XVIII (final do futebol americano), evento mais assistido da televisão mundial, fazendo uma transmissão marcante na historia da televisão brasileira que com certeza se repetirá esse ano novamente.

A dupla da ESPN Paulo Antunes e Everaldo Marques

Um comentário:

オテモヤン disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.