sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

CRUZEIRO, 88 ANOS



Pablo Nogueira

O Cruzeiro completa neste dia 02 de janeiro, 88 anos. Time de milhões de torcedores espalhados pelo país, a associação tem hoje uma das bem estruturadas equipes da América Latina. Este é um dos principais motivos o que levou a ser o clube com uma das mais expressivas galerias de títulos do Brasil.
No últimos anos, foram dezenas de conquistas que refletiram no aumento de torcedores nas arquibancadas e o fez ser conhecido como um copeiro.
Fundado com o nome de Palestra Itália, o clube se viu obrigado a mudar para Cruzeiro Esporte Clube devido a Segunda Guerra Mundial em que o Brasil lutou contra os italianos. Na bagagem, uma historia repleta de grandes títulos. O primeiro dos mais importantes veio em 1966 em cima de ninguém menos que o Santos de Pelé, numa goleada emocionante por 6 á 2. Depois disso, o time se tornaria respeitado não apenas dentro, mas também fora do país. A América se curvaria ao seus pés em 1976 com a conquista da Taça Libertadores daquele ano, contra o River Plate, tornando-se o segundo time brasileiro a ganhar a competição.
Na década de 80 o time viveu sua fase mais conturbada com a falta de títulos de expressão. Muito contrário á década seguinte em que o time começou uma era de ouro, conquistando pelo menos um título a cada ano, seguindo o mesmo caminho em anos seguintes até 2004.
Um ano antes porem, a Raposa teve seu ano de glória com a conquista da tríplice-coroa : campeonato mineiro, copa do Brasil e campeonato brasileiro 2003.
Hoje, o time tem no currículo mais de 50 grandes títulos e mais de 6 milhões de torcedores de acordo com pesquisa Ibope realizada em 2004. Dispositivos que ao longo da história torna-se o maior presente para o clube e seus torcedores, orgulhosos em ser “Cruzeiro”, o time de 88 anos de glórias.

Nenhum comentário: