domingo, 16 de maio de 2010

Roger ou Rafael, quem é melhor?

Por Rafael Luis

Não há como constestar que Roger Federer e Rafael Nadal estão na história do tênis como um dos maiores jogadores que o esporte já viu. A rivalidade do tênis na última década se resume a esses dois nomes.

O suiço joga um tênis mais clássico e mais bonito de se ver. A precisão no forehand e o habilidade com o backhand de uma mão apenas faz do jogo de Federer seja extremamente consistente. Já o espanhol é mais transpiração dentro da quadra. Nunca desiste de uma bola, por mais impossível que ela pareça, ele vai sempre atrás forçando o adversário a bater mais uma vez para ganhar os pontos.

Desde o primeiro confronto entre os dois, no Masters Series de Miami no ano de 2004, foram 21 jogos. Na ocasião, a partida foi vencida por Nadal que começava a aparecer com força no circuito. Rafa leva a melhor no confronto direto entre os dois. O espanhol venceu 13 partidas contra o Federer, enquanto o suíço venceu apenas sete.

A rivalidade entre ambos esfriou após o Masters 1000 de Madrid de 2009. Nadal viu seu rival vencer Roland Garros,fechar o Carrer Slam, quando um tenista vence os quatro Grand Slam, além de tomar a liderança do Ranking da ATP.

Pois bem, quis o destino que o reencontro dos dois fosse na quadra Manolo Santana, a mesma onde se enfrentaram pela ultima vez, para decidir o título do Masters 1000 de Madrid 2010.

Apesar do placar de dois sets a zero para Rafael Nadal, com parciais de 6/4 e 7/6 (5), o jogo foi equilibradíssimo, com os dois tenistas executando grandes lances e alternando altos e baixos. O grande momento do espanhol fez com que ele emposse o seu ritmo de jogo mais facilmente sobre Federer, resultando na conquista do décimo oitavo título de Masters 1000 na carreira, superando o americano André Agassi.

Esse torneio deixa uma prévia do que os dois podem mostrar em Roland Garros, próximo Grand Slam, que acontece a partir do dia 29 de Maio.

Confira abaixo as estatísticas de Federer e Nadal

Nenhum comentário: