sábado, 15 de maio de 2010

O esporte no Oriente Médio

Em uma região onde sobra dinheiro vindo do petróleo, o esporte ganha cada vez mais atenção

Enquanto a crise assolava o mundo durante o ano passado, em algum lugar do planeta as pessoas não se preocupavam muito com isso: o Oriente Médio. Na terra dos Sheiks, os investimentos eram cada vez maiores. E grande parte deles eram focados na área esportiva, desde o futebol ate o automobilismo, passando também pelo tênis.

Os eventos esportivos na região são cada vez mais freqüentes e atraindo muitos patrocinadores e dinheiro, fator fundamental para realização de uma competição esportiva de grande porte. Os principais pólos são o Qatar, os Emirados Árabes e o Bahrein.

No automobilismo, o circo da Formula 1 visita o Oriente Médio por duas vezes no ano. A temporada começa no Bahrein, com a prova no circuito de Sakhir, e termina em Abu Dhabi, no circuito de Yas Marina. Já a Motovelocidade também tem sua etapa de abertura na região, porem no circuito de Losail, no Qatar.

O tênis também ganhou importante espaço no Oriente Médio, tanto o masculino quanto o feminino. São dois torneios para homens e mulheres durante a temporada: um em Doha, no Qatar, e o outro em Dubai, nos Emirados Árabes. No caso do feminino, o torneio em Doha e o encerramento da temporada e conta apenas com as oito melhores tenistas do circuito no ano.

A tradição e as cifras futebolísticas também atraíram os Sheiks. Depois de mais de duas décadas com o Mundial de Clubes sendo disputado no Japão, os “petrodólares” atraíram a atenção da organização do Mundial, que teve a sua sede alterada para Abu Dhabi, com o contrato inicial de dois anos.

As ligas locais também cresceram - muito devido ao enorme poder aquisitivo dos times - e tem cada vez mais destaque na mídia. A contratação de jogadores renomados, mas já com certa idade, foi uma das alavancas do futebol da região.

Ate mesmos esportes menos tradicionais, como a Corrida Aérea e as lutas de Vale Tudo, entraram na roda e já realizaram eventos em terras árabes, mas tiveram resultados distintos.

O UFC não teve muito sucesso e provavelmente não volta mais para Dubai. O evento, que é sucesso de publico e renda nos Estados Unidos, foi aventurar-se em um pais islâmico e não correspondeu as expectativas.

A Corrida Aérea teve nesse ano a sua sexta edição nos ares do Oriente Médio e a cada
edição atrai mais pessoas para as margens do Golfo Pérsico, onde ocorre a alucinante prova. Em 2010, a corrida foi a prova de abertura do campeonato e foi vencida pelo britânico Paul Bonhomme.

Texto extraído da Revista Doentes por Futebol

Nenhum comentário: