domingo, 12 de setembro de 2010

Glossário da NFL

Por Rafael Luis - @NFLBrasil

O Futebol Americano é um esporte não muito tradicional no Brasil, mas que ganha cada vez mais acompanhantes e tem sido tornado bastante popular nos últimos anos, tanto por causa da liga americana, a NFL, tanto pela liga brasileira, que já realiza campeonatos nacionais.

Quem começa a acompanhar o Futebol Americano curte e vira fã do jogo, apesar da dificuldade em começar a entender o esporte, que possui várias palavras na língua inglesa.

Visando descomplicar um pouco o entendimento do jogo e facilitar a vida de quem quer começar a acompanhar a NFL e o Futebol Americano, segue abaixo um breve glossário com os principais termos utilizados.

TOUCHDOWN – Pontuação máxima no Futebol Americano. É quando um time consegue chegar até a ENDZONE do adversário. O time que alcançar esse feito soma seis pontos e tem direito a um EXTRA POINT.

EXTRA POINT – É uma bonificação com valor de um ponto após o TOUCHDOWN, como o próprio nome já diz, é um ponto extra.

ENDZONE – É a área de 10 jardas no final de cada lado do campo e onde os times têm que chegar para marcar um TOUCHDOWN.

FIELD GOAL – O time que não conseguir andar as dez jardas necessárias para continuar avançando rumo a ENDZONE pode tentar um chute para ganhar três pontos. Esse chute tem que passar no meio do “Y” que fica no final do campo.

TWO POINT CONVERSION – Ao invés do EXTRA POINT, o time pode tentar ganhar dois pontos. Para isso, tem que levar a bola de volta para a ENDZONE com apenas uma jogada.

QUARTER BACK – Geralmente é o principal, ou um dos principais jogadores do time. É o responsável pelos lançamentos e passes.

TACKLE – O tackle é quando um jogador é derrubado por outro parando a jogada.

FIRST DOWN – O objetivo de cada time é alcançar a END ZONE adversária. Para conseguir isso, as equipes têm três chances para andar dez jardas. Quando o time alcança o feito ele conquista o FIRST DOWN.

SNAP – É o primeiro movimento de uma jogada, quando o Center passa a bola para o QUARTER BACK dar início a jogada.

TWO MINUTE WARNING – É um tempo destinado para os comerciais televisivos quando restarem dois minutos para acabar o segundo e o quarto quartos.

TIME OUT – É o tempo pedido pelo técnico. Serve para reorientar uma jogada ou mesmo para parar o cronômetro de jogo.

Nenhum comentário: