quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA - 8ªs de Finais (Jogos de ida) - Quarta-Feira 25/02/09

Filipe Frossard Papini

Segundo dia de jogos das 8ªs de finais da Champions League. Se fossemos comparar os jogos desta quarta-feira, com os jogos do primeiro dia, notaremos uma imensa diferença, tanto nos resultados da partida, quanto em algumas grandes surpresas. Os jogos de volta destes jogos realizados, acontecerá dia 10 de Março.

Real Madrid-ESP 0 x 1 Liverpool-ING
(Benayoun '82)
Um confronto marcado por dois times bem equilibrados. O Real Madrid possui um meio-campo que joga na velocidade e no setor defensivo na base da pegada. Já o Liverpool, tem um time extraordináriamente técnico. E a partida não fugiu muito disso, o L'pool, mesmo com a ausência de Steven Gerrard tentava buscar o resultado fora de casa e sempre com muita competência. Porém o Real Madrid era melhor, até mesmo por jogar com o apoio de sua torcida. E foi com 5' de jogo que Raúl quase abre o placar, se não fosse Pepe Reina. A resposta do time da cidade dos Beatles, veio logo em seguida com "El Niño" Torres, também interceptado pelo goleiro, desta vez Iker Cassilas. O time merengue ainda teve um gol anulado, Higuain encontrava-se em posição de impedimento. Juande Ramos colocou Guti no intervalo, e liberou Robben pela ponta-esquerda do campo, e foi daquela parte do campo que o holandês causou algum estrago na defesa do Liverpool, que tentava para-lo a todo instante. Do outro lado, destacava-se Yossi Benayoun, e o israelita deu mais sorte, e foi de sua cabeça que saiu o único gol da partida, aos 82', após excelente cruzemento do brasileiro Fábio Aurélio. No finalzinho, Rafa Benítez ainda colocou Gerrard para incentivar ainda mais o seu time, mas não foi o suficiente para aumentar a vantagem. O L'pool joga por um empate no jogo de volta na Inglaterra.


Villarreal-ESP 1x1 Panathinaikos-GRE
(Karagounis, 59'; G.Rossi, 67')
Mesmo o Villareal sendo considerado uma zebra, chegando nesta fase da UCL, todos acreditavam que ao menos o time espanhol faria o seu dever de casa contra o fraco PAO. Com o empate de 1x1, a situação se complica, já que na próxima rodada, o Villarreal jogará fora de casa e não poderá empatar com menos de 2 gols para cada lado. A partida em si foi amplamente dominada pelos donos da casa, mas foi bastante incompetente na hora do ''toque final". O time grego entrou em campo com uma formação bem defensiva, jogando na base do contra-ataque. Assim, o Villarreal tinha algum espaço para jogar, principalmente pelas pontas, ora com Ángel López, ora com Joseba Llorente. Giuseppe Rossi, era o atacante que mais causava problemas ao Mario Galinović. O Panathinaikos procurou responder ao maior domínio adversário, substituindo Giannis Goumas - que já tinha tomado um cartão amarelo que o afasta da segunda mão - e fazendo os laterais avançarem mais no campo. A recompensa chegou quando Ibagaza perdeu a bola e permitiu que Simão conduzisse um rápido ataque, no qual também participou Mantzios e que terminou com Karagounis a chutar com êxito, no canto superior direito do gol adversário. A turma da casa respondeu de imediato, Pellegrino colocour Pires e Nihat Kahveci para os lugares de Eguren e Llorente. E bastaram quatro minutos para que o ex-seleção francesa fosse derrubado na grande área adversária por Jakub Wawrzyniak, conquistando assim uma grande penalidade que Rossi converteu sem dificuldades, enviando Galinović para um lado e a bola para o outro e fazendo o 1x1, resultado que permaneceu até o fim da partida. Próximo encontro, dia 10/03, no Estádio Olímpico de Atenas.


Sporting-POR 0x5 Bayern de Munique-ALE
(Ribéry, 43', 63'; Klose, 57'; Toni, 84', 90')
Nem mesmo os mais confiantes torcedores do Bayern esperavam este surpreendente resultado, ainda mais fora de casa. E por incrível que pareça, o primeiro tempo foi bem disputado, até mesmo com Sporting chegando mais ao gol adversário, Fábio Rochemback chutando de fora da área, e João Moutinho via tabelas, eram os que mais tentavam abrir a meta do goleiro Michael Rensing. Claro que o Bayern também arriscava, principalmente com o francês Ribéry, e foi o próprio que abriu o placar, com o único gol do primeiro tempo, aos 43' quando Derlei sai jogando mal, e o francês aproveitou e marcou com muita categoria. No segundo tempo só se via uma equipe em campo, e eram os visitantes. Aos 57' o cabeceador Klose, marcou um gol no seu melhor estilo, depois de cruzamento de Oddo. E aumentaram a diferença para três tentos, com o mesmo Ribéry, desta vez de pênalti, aos 63'. E não parou por ai, o Bayern parecia uma maquina de pressão e o Sportig lamentava a supremacia alemã. Toni deixou sua marca duas vezes, mesmo faltando menos de oito minutos para o término da partida, ambos os gols, ficando cara-a-cara com o goleiro Tiago. A tarefa dos lusitanos praticamente impossível no encontro da segunda mão, ocorre no Fußball Arena München, a 10 de Março.


Chelsea-ING 1x0 Juventus-ITA
(Drogba, 12')
Chelsea fez o seu dever de casa, mesmo com um resultado curto, pelo menos conseguiu levar a vantagem do empate para a Itália na próxima mão. O Chelsea ganhou sim, mas também convenceu, principalmente o atacante Drogba. Aos 9', o marfinense recebeu um bom passe de Kalou e cabeçou com muito perigo do goleiro Buffon. Apenas quatro minutos depois, o próprio Drogba coloca os "Blues" na frente, novamente com um excepcional passe de Kalou, desta vez, com a bola nos pés, o anti-Felipão fez o estádio vibrar. E de novo, o mesmo Drogba, aos 16' quase marca 2xo, mas a bola passou ao lado do goleiro italiano. Apenas aos 22' que a Juventus chegou ao gol pela primeira vez, com o italiano Alessandro Del Piero, depois de bom passe do português Tiago, mas lá estava Petr Čech para fazer excelente defesa. A "Juve" tentava a todo tempo correr atrás do resultado. Pavel Nedvěd, Del Piero e Tiago eram os protagonistas do poderío avançado italiano. Mas quem dominava mesmo eram Kalou e Drogba, que com muita velocidade, ambos abafaram o possível empate dos visitantes. E assim conseguiram manter a vantagem até o fim da partida. Agora a Juventus precisa ganhar de mais de dois gols de diferença do Delle Alpi.


Nenhum comentário: