quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA - 8ªs de Finais (Jogos de ida) - Terça-Feira 24/02/09

Filipe Frossard Papini

UEFA Champions Legue recomeçou. Primeira rodada do ano de 2009. Terça-feira marcada por 4 jogos bastante disputados. Todos as partidas realizadas, apresentaram um futebol bonito de ser ver, digno de fato, de efetuarem uma fase final de Liga dos Campeões. O que se viu nesta terça, foram jogadores, equipes e torcidas engajadas em um só objetivo: Levar as glórias do troféu mais cobiçado de toda a Europa. Hoje, quarta-feira, ainda teremos o segundo dia de partidas, e que também promete muitas emoções e grandes craques em campo.

Internazionale-ITA 0x0 Manchester United-ING
Começamos a falar sobre uma partida que não houve gols, mas que talvez tenha tido o maior destaque da rodada: O brasileiro Júlio César. Mesmo jogando em casa, a Inter não conseguiu se impôr da maneira que queria, quem dominava a partida de ponta-a-ponta eram os visitantes, mesmo com muitos desfalques. Só o português, melhor do mundo, Cristiano Ronaldo teve 7 oportunidades claras de gol ao longo da partida. O galês Ryan Giggs também teve algumas oportunidades, mas todas elas salvas por Júlio César. O jogo do time italiano se baseava em um estilo bem lento, tentando fazer a bola chegar a Ibrahimović, que parecia ser o único que tentava fazer algo válido em prol do time. Após o intervalo, os donos da casa voltaram com mais vontade e Mourinho provavelmente colocou seu time para marcar sobre pressão a saída de bola do adversário. Foi desta forma que a Inter quase chegou ao gol, após cruzamento de Cambiasso, interferência de Ibrahimović e conclusão de Adriano, que não conseguiu concluir bem a jogada. Por fim, Balotelli entrou no lugar de Adriano e criou algumas chances de gol, mas nada que assustasse o holandês Van der Sar. O que foi notável neste empate de 0x0, foi o grande introsamento da equipe do Manchester, mesmo jogando sem diversos titulares, trabalho típico de Sir Alex Ferguson. Com este resultado, o time inglês completa 20 jogos consecutivos, sem perder em Champions Legue. O segundo jogo ocorrerá dia 11 de março, no Old Trafford, casa do ManUtd.

Atlético de Madrid-ESP 2x2 Porto-POR
(Maxi Rodríguez, 3'; Lisandro Lopéz, 22' e 72'; Diego Forlán, 45')
Se o jogo entre ManUtd e Internazionale teve um dos goleiros como destaque, este já não podemos dizer o mesmo. O também brasileiro Hélton falhou vergonhosamente no segundo gol do time colchonero. Mas o Porto também teve o destaque da partida, Lisandro Lopéz, que marcou dois gols no jogo, colocando mais tranquilidade para o seu time jogar a próxima rodada no Estádio do Dragão. Ao soar do apito do juíz, quem teve a primeira oportunidade foram os visitantes, mas foi devidamente evitado por Léo Franco. Como resposta o Atlético partiu pra cima e conseguiu abrir o placar logo aos 3', "Kun" Agüero passou a bola em direção a área, Forlán fez o corta luz, e Maxi Rodríguez apareceu sozinho na área, sem chaces para Hélton. Aos 18' o Porto poderia ter empatado a partida, mas o árbitro anulou o gol de Lisandro. Porém, quatro minutos depois da anulação, o próprio Lisandro conseguiu fazer o primeiro dele na partida, e desta vez não foi anulado. Ele saiu cara-a-cara com Léo Franco, o atacante argentino colocou com categoria, encobrindo o goleiro. Depois do intervalo, e estreiante em competições européias, o treinador Abel Resino, não conseguia encontrar um modo de parar o brasileiro Hulk, que com velocidade sabia explorar o lado esquerdo do campo. E foi pelo lado esquerdo, que o "Atleti" conseguiu ampliar o marcador. 1' de partida do segundo tempo, Forlán chutou de fora da área, fraquinho, mas o brasileiro Hélton aceitou, para o delíro do público no Vicente Calderón. Mas a alegria dos espanhois não iria durar até o fim do jogo, pois com 72', mais uma vez, o argentino Lisandro Lopéz deixou sua marca aproveitando o cruzamento de Cissokho. Com este resultado a equipe do Altético de Madrid precisa vencer a partida, ou empatá-la com mais de 2 gols para cada lado. O jogo de volta, ocorrerá dia 11 de março, no Estádio do Dragão em Portugal.


Lyon-FRA
1x1 Barcelona-ESP
(Juninho Pernambucano, 7'; Thierry Henry, 67')
O Barcelona sempre aposta na sua velocidade, principalmente do lado direito, com Messi e Dani Alves e Xavi encostando. Como favorito, mesmo jogando fora de casa, o time espanhol tentou fazer pressão logo no início, na base do "abafa", mas quem abriu o placar mesmo foi o Lyon. Em uma cobrança de falta genial, o "Reizinho" colocou a bola no ângulo do goleiro Valdés, logo aos 6' de partida. Impressionando todos os espectadores, o Lyon logo em seguida do gol, quase marca mais um, mas o chute de Benzema passou rente à trave esquerda de Valdés. A partida, de fato, foi disputada no meio-campo. Toulalan e Grosso não demoraram muito tempo para receber um cartão amarelo cada e diversas advertências do juiz. Notava-se que Puel colocara uma marcação especial em Messi, motivo pelo qual, o jogo foi intensamente nervoso no primeiro tempo. Na etapa complementar os times voltaram com a mesma formação. No entanto a pegada foi diferente, ambos os times colocaram o pé no freio e o que prevaleceu foram os erros de passe. Lyon já não era 100% pressão igual ao primeiro tempo e jogava com passes curtos, buscando brechas no setor defensivo do Barça. Com 63', ocorre a primeira mudança no jogo. Puel retirou Éderson, que estava visivelmente nervoso e colocou César Delgado. Mas parece que a substituição não deu muito certo, e menos de cinco minutos depois, Henry aproveitando cruzamento de Rafa Marquez, deixando tudo igual no Gerland. Logo após o gol, o Barcelona tomou as rédeas da partida, e começou a dominar o gramado. A posse de bola e o controle do jogo era dos espanhóis. Restou apenas o Lyon jogar na base do contra-golpe, que não deu muito certo. Final de partida: Um tento para cada equipe. Para conseguir a vaga para as quartas-de-finais, o OL precisa ganhar, ou então empatar a partida com mais de um gol para cada lado. Próximo encontro da Champions League é dia 11 de Março no Camp Nou.


Arsenal-ING 1x0 Roma-ITA
(Van Persie, 37')
O Arsenal foi a única equipe que conquistou a vitória no primeiro dia de jogos da Champions League. O time, que não vinha muito bem na Premier League, foi intensamente cobrado por Arsène Wenger durante a semana, e segundo ele, a equipe teria que dar tudo de si nesta partida. E o time correspondeu, logo no início da partida, jogadas de Samir Nasri, Diaby e Van Persie atormentaram o goleiro Doni. Já o treinador da Roma, Luciano Spalletti teve problemas pra escalar sua zaga. Várias lesões obrigaram-o a colocar em campo dois jogadores bem jovens, o lateral-direito Motta e o zagueiro Simone Loria, mas ambos estiveram perto de marcar um gol no primeiro tempo. Aos 17', Motta avançou pela direita e chuto forte, Almunia defendeu lindamente o remate. Depois, em boa posição, Loria disparou de primeira e ligeiramente por cima, na sequência de uma falta cobrada por Totti. Mas quem dominava a partida era o Arsenal, aos 37', Van Persie foi derrubado por Mèxes, Bo Larsen assinalou o pênalti e o próprio Van Persei cobrou com muita precisão no canto esquerdo de Doni. No segundo tempo, a partida deu uma esfriada, mas o Arsenal continuava pressionando, e o brasileiro Doni sempre era acionado, fazendo boas defesas. A Roma, muito pressionada nada pode fazer para tentar igualar o resultado, houve ainda tempo para De Rossi ver um cartão amarelo, o terceiro do italiano na competição, situação que o afasta do encontro do segundo jogo, dia 11 de Março, em Roma.

Nenhum comentário: