sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Festa inglesa pra brasileiro ver

Decisão em Interlagos


Nesse domingo, a partir das 15 horas, os olhos do mundo inteiro estarão voltados para as 71 voltas no circuito de Interlagos, que definirão o campeão da temporada 2008 da Fórmula 1 o inglês Lewis Hamilton e o brasileiro Felipe Massa.

Depois de 17 corridas, ambos chegam ao Brasil querendo seu primeiro titulo na curta, mas belíssima carreira que os dois pilotos desempenham até agora.

O inglês vem querendo provar que esqueceu os acontecimentos do GP do Brasil quando errou duas vezes e perdeu um titulo que muitos consideravam praticamente ganho. Esse ano a situação se repete, porém o piloto que pode tirar o titulo de Hamilton é Felipe Massa, que ano passado venceu a corrida mas não levou o título que ficou com o seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen. Hamilton tem 7 pontos de vantagem sobre o piloto brasileiro e conquista o titulo chegando do quinto lugar pra cima independente da posição de Felipe. Se o brasileiro chegar em segundo, Hamilton pode ser o oitavo lugar que ainda assim leva o título pra Inglaterra que não ganha desde o ano de 1996, quando Damon Hill foi o campeão pilotando uma Williams.

Felipe Massa precisa da vitória a qualquer custo e é o favorito para ganhar essa corrida em casa, mas além da vitória, ele necessita torcer para que o inglês não chegue antes da quinta colocação. Massa tem uma árdua tarefa no domingo mas se depender do apóio e da confiança da torcida brasileira, esse título tem não sai do Brasil. Quanto tempo faz que não temos um campeão na Formula 1, desde 1991 quando Ayrton Senna ganhou seu ultimo título.

As chances de Massa são pequenas, se a equipe Ferrari não tivesse cometido a trapalhada no GP de Cingapura, afirmaria que o brasileiro seria o favorito disparado a ser o campeão desse ano. Pequenos detalhes durante toda a temporada fizeram desse grande campeonato chegar até sua ultima corrida sem o campeão definido. Esse ano vimos um Hamilton mais maduro, principalmente na última corridas onde administrou bem a posição, não foi precipitado e trouxe um enorme favoritismo para os 305,9 km finais do campeonato que poderão consagrar um jovem inglês arrojado ou um talentoso brasileiro.

Rafael Luis

Nenhum comentário: