segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Nadal vence Federer e conquista Australian Open

Após mais uma partida épica na arena Rod Laver com quase 4 horas e meia de duração, o espanhol Rafael Nadal venceu o suíço Roger Federer se conquistou seu primeiro titulo no Australian Open. Esse é o sexto Grand Slam que o atual numero 1 leva pra casa e o primeiro de um espanhol em terras australianas.


O duelo começou quente com os dois tenistas trocando quebras de saque nos dois primeiros games. Federer assumiu a ponta no sexto game ao quebrar o saque do espanhol e fazer 4/2 no set. Nadal não se abateu com a quebra sofrida e com ótimos contra-ataques quebrou o saque de Roger duas vezes sendo que uma no 11º game pra depois sacar e garantir o primeiro set em 7/5.


Diferente do primeiro set, o segundo começou com ambos os jogadores confirmando seus saques até o quarto game quando Nadal conseguiu uma quebra de vantagem. Mas a partir daí só deu Federer que começou a controlar os pontos e jogar com mais agressividade quebrando duas vezes o saque do adversário e fechando o set depois de 48 minutos em 6/3.


No terceiro set o suíço parecia disperso, perdendo muitos pontos fáceis e desperdiçando seis break points. Nadal também desperdiçou um set point no saque de Federer no décimo segundo game e assim a partida foi para o tiebreak onde o tri campeão de Rolland Garros errou menos fechou o set em 7/6 (7/3) em mais de uma hora.

Buscando igualar Pete Sampras, Federer não se abateu e começou o quarto ser quebrando o saque do seu rival logo de cara. Nadal conseguiu devolver a quebra, mas depois foi quebrado novamente e a partir daí o suíço só administrou o set para fechá-lo em 6/3.


No set decisivo, Nadal mostrou uma concentração extraordinária enquanto Federer errava muito. No quinto game, o espanhol pôs a primeira mão na taça ao quebrar o saque do ex-número 1 do mundo. A confirmação do titulo veio após mais uma quebra no oitavo game pra consagrar de vez o maior tenista espanhol de todos os tempos.


Durante a cerimônia de entrega dos troféus, Roger Federer não conteve as lágrimas ao fazer seu discurso e foi aclamado de pé pelo público que acompanhou a histórica partida na quadra central do Melburne Park. Após um abraço amigável entre os dois tenistas, Federer voltou e reconheceu a superioridade de Nadal que por sua vez disse que Federer é o melhor da história.

Nenhum comentário: